JOGOS

Todos os jogos de baralho do blog são de minha autoria (química, matemática e alfabetização) e alguns jogos de tabuleiro. Os jogos retirados de livro ou da internet possuem a citação dos seus autores logo abaixo da sua exposição. Não se esqueça de citar as fontes ao reproduzir o material do blog. MUITO OBRIGADA POR SUA VISITA!!!! Espero ter sido útil e, se vc puder, volte e conte como foi a reprodução do material com seus alunos. :-D

Esse ano está mais corrido e para facilitar a vida de todo mundo, criei um grupo do face "Bisbilhotarte" para atender aos usuários do blog que desejam os arquivos para impressão.

Basta adicionar o grupo e escolher seu arquivo. Todos os arquivos do blog já foram carregados em PDF e estão disponíveis para download. Facinho, facinho!!!


Bete.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Como fazer uma cesta para café da manhã, chá de bebê ou qq outro presente?

Vamos aprender?????????


Material:

* Papelão fino e grosso (grosso de cx. de eletrodomésticos e fino de cx. de chinelo, cereais, capa de caderno, etc...);
* Cola de isopôr;
* Tesoura, régua, lápis, estilete, papel em folha grande para fzr o moldee folha de papel oficio;
* 2 cores diferentes de fitilho;
* Papel do seu gosto para forrar e encapar a cesta (pode ser papel de presente, papel camurça... nesse exemplo eu usei cartolina e EVA...lembre-se de escolher o papel combinando com as cores do fitilho).

Mãos à obra:

Passo 1 - Reunir o material e confeccionar o molde.

* Nessa cesta, fiz em forma de círculo, mas vc pode usar qq formato......é só riscar o contorno....um contorno muito bonito é o de coração!

* DICA : Para fzr o contorno do círculo bem simétrico use um pedaço de barbante como compasso. Corte uma tira, pegue uma folha de papel bem grande e dobre em 4 partes. Fixando a ponta do barbante no eixo da dobra do papel risque com um lápis o contorno circular q o barbante vai fzr na folha. Depois corte seguindo o risco e abra o papel.
Passo 2 - Como colar o fundo na lateral?
* Recorte o círculo no papelão grosso;
* Recorte algumas tiras de +ou- um dedo de largura em folha de papel ofício, dobre ao meio e faça picotes em apenas um dos lados da dobra de modo a formar "uma franja";
* Passe cola na franja e cole no papelão contornando o círculo;
* Risque com o auxílio da régua várias tiras de papelão fino....eu usei 6 cm de largura, mas vc escolhe a medida q quer fzr ;-) ;
* Recorte essas tiras de papelão fino e cole no círculo de papelão grosso através da aba de papel ofício que vc fez. Contorne o círculo 2 X com o papelão fino para que a cesta fique bem firme e depois encape com tiras de papel ofício.
           

Passo 3 - Vamos encapar com fitilho?

* Escolha 2 cores diferentes de fitilho. Geralmente o fitilho médio tem 1,5 cm de largura e como a cesta tem 6 cm de altura, vamos usar 4 voltas de fitilho para contornar a cesta. Uma cor vc vai tirar a medida do contorno da cesta e cortar uns 4 "dedinhos" a mais para fzr 1 contorno, portanto faça o mesmo procedimento 4 X e a outra cor vc vai medir a altura da lateral, que já sabemos ser 6 cm, mas vc tbm vai cortar uns 4 "dedinhos" a mais, nesse caso precisamos de tantas tiras o suficiente para contornar toda a lateral (observe na foto);
* 1º cole toda a fita da parte de dentro contornando todo o círculo até parecer uma círculo de franja....rsrsrs......Depois cole a fita de fora e venha trançando como se fosse um tapete...uma parte por baixo aoutra por cima até completar a cesta toda;
* O fitilho é chatinho de colar. Para facilitar o seu trabalho na hora de prender as pontinhas do fitilho use um pregador de roupas até a cola secar e a fita ficar fixa na cesta ou cola quente, mas no caso da cola quente tenha cuidado para não comprometer o acabamento do seu trabalho ;-)
Observe q o fitilho é translúcido e por isso é importante encapar a lateral da cesta com o papel branco.
Passo 4 - A alça.

* Risque com o auxílio da régua várias tiras no papelão fino com 2 ou 3 cm de largura. Recorte essas tiras;
* Cole as tiras de modo a formar uma tira comprida reforçando 3 X com o papelão, ou seja colando tira por cima de tiraonde a tira de baixo vai ficar no meio da junção da tira de cima, isso fará com que a tira de papelão não dobre na hora de formar o contorno da alça;
* Depois de montar a tira grande, encape com papel ofício e dê o formato circular da alça e encape com o fitilho dando voltas pela tira e aplique na cesta com cola reforçando com o grampeador.

Passo 5 - O forro e o fundo.

* Para terminar sua cesta forre a parte interna e cubra o fundo externo com papel de sua escolha;
* Eu usei papel de presente na lateral, EVA para o fundo interno e cartolina para o fundo externo.
* Para cobrir o grampo do grampeador usado para prender a alça na cesta use um enfeite de fitas ou qq outro enfeite que combine com a natureza do presente, como aplicações em biscuit, pat work, botões, etc...





2 comentários:

  1. Parabéns! mto bacana suas dicas e produtos,hj mesmo tentarei fazer uma caixa em formato de coração.

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente linda , um verdadeiro luxo. meus parabéns.

    ResponderExcluir