Material para download?

Todo o conteúdo do blogue está disponível nos nossos canais: https://www.youtube.com/@bisbilhotarte (vídeos explicativos com o passo a passo) PDF : https://www.facebook.com/groups/247599378396611 Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro. Nos encontramos por lá!

Pesquisar este blog

domingo, 7 de outubro de 2012

TRANSFORMANDO O JOGO DE BARALHO EM ALFABETÁRIO

SUGESTÃO DE JOGO PARA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS

 

Vamos transformar nossos alfabetários em baralho e jogar um buraco?


A ideia é criar um jogo que possa auxiliar na aprendizagem de adolescentes (Projetos de Realfa - Se Liga) e  adultos (PEJA). Todos eles conhecem o jogo de baralho e muitas vezes trazem escondido para dentro da sala. Então, porque não transformar esse jogo de baralho deles em auxílio à alfabetização?

São 2 sugestões: a 1ª é baseada no jogo de buraco (criação do blog) e a 2ª é baseada no jogo de sueca, inspirada em jogos de formação de palavras.

1 . Baralho Alfa

Seguindo o jogo de buraco, a ideia é completar os naipes.
Cada naipe será uma família silábica que deve ser completada em ordem alfabética: a, e, i, o, u.

Regras:

* Cada jogador recebe 10 cartas. O jogo pode ser jogado com 2 ou 4 jogadores. Se for de 4 jogadores, então será em duplas que não sentam juntas e sim cruzadas formando um X na mesa. Das cartas que sobrarem, 10 serão separados e colocadas no canto da mesa de face para baixo (será o morto) e o restante formará o bolo da mesa que ficarão viradas de face para baixo.
* O 1º a jogar compra uma carta do bolo e verifica se ele pode baixar alguma sequência de 3 cartas do mesmo naipe.
Ex.: fa, fe , fi
Baixando ou não uma sequência na mesa, para terminar sua vez de jogar ele deve jogar uma carta sua fora (isso formará o lixo da mesa que deve ficar ao lado do bolo com a face virada para cima) e passar a vez para o outro jogador.
* O próximo jogador escolhe comprar da mesa ou do bolo, porém, se escolher comprar da mesa deverá levará sempre todas as cartas que estiverem lá e na hora de jogar uma sua fora, esta não pode ser nenhuma das que estavam no meio do lixo que ele comprou.
* Se um jogador baixa uma sequência de 3 cartas, o outro jogador que é sua dupla deverá jogar sempre completando o jogo do outro, mas as duplas não podem se comunicar.
* O jogador só poderá baixar à mesa a partir de uma sequência de 3 cartas. Cada vez que completar um naipe ganha 200 pontos.
* Quem conseguir encaixar todas as cartas da mão no jogo poderá pegar o morto. Quem pegar o morto ganha mais 200 pontos.
* Quem bater o jogo ganha mais 100 pontos.
* No final vence quem somar mais pontos.



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.






2. Baralho Silábico

A ideia do jogo lembra um pouco o jogo de sueca, já que aqui o objetivo não é formar sequências.
Termos várias sílabas e letras de meio e finais de palavra como m,n,s,r,l,z e vogais.

Regras:

* O jogo pode ser com até 6 participantes. Cada jogador recebe 10 cartas e as cartas que sobrarem formam o bolo da mesa e ficaram viradas de face para baixo;
* O 1º jogador inicia o jogo comprando uma carta do bolo e verificando se ela serve para montar uma palavra, se ele quiser já pode baixar palavras formadas com as sílabas presentes nas cartas que recebeu. depois q ele terminar de jogar deverá jogar uma carta sua fora (isso começará a formar o lixo da mesa: as cartas do lixo ficam à mostra de face para cima) e dar a vez a outro jogador;
* O próximo jogador pode escolher comprar uma carta do bolo ou do lixo, porém, sempre que comprar do lixo deverá pegar todas as cartas que estiverem nele e na hora de jogar uma sua fora, esta não pode ser alguma carta que estava no lixo na rodada que estiver jogando.
* O objetivo do jogo é formar palavras. Quem formar mais palavras ganha o jogo.









Todo o material do blog é compartilhado atraves do canal no Youtube https://www.youtube.com/@bisbilhotarte, agora com vídeos explicativos dos jogos, e através do https://www.facebook.com/groups/247599378396611 com o compartilhamento dos PDFs.
Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro para ter acesso aos nossos projetos.


3 comentários:

  1. Amei essa estratégia para utilizar na alfabetização....assim que for aceita no grupo vou fazer esse baralho pra trabalhar com a minha classe de EJA...obrigada

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, sou estudante de pedagogia da UNIVESP e estou elaborando um jogo para ajudar na alfabetização para ser entregue (doação) em uma escola pública e faz parte do projeto integrador como processo da formação. Inventei outro jogo com os "baralhos do jogo alfabetário". E gostaria de agradecer a postagem, não vou deixar de citá-los, claro. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olá. Não encontrei o baralho silábico no grupo do facebook. Se puder me enviar, agradeço. Email: educadoraamandaluize@gmail.com

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.