Material para download?

Todo o conteúdo do blogue está disponível nos nossos canais: https://www.youtube.com/@bisbilhotarte (vídeos explicativos com o passo a passo) PDF : https://www.facebook.com/groups/247599378396611 Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro. Nos encontramos por lá!

Pesquisar este blog

domingo, 9 de junho de 2013

CARTAZ DOS NÚMEROS COM O QUADRO VALOR DE LUGAR

 

1º Momento da aula: 

A ideia é usar cartaz como recurso da aula sobre números. Com o cartaz é possível explorar a ordem decimal, escrita por extenso, Quadro Valor de Lugar com a posição do valor absoluto e valor relativo de cada número e como ocorre a formação e nomeação de cada número.
A "família" do 10 ( do 10 até 19) possui nomenclatura própria e por isso tem destaque no cartaz.
Depois disso, explicar que cada dezena vai formar uma "família" com as unidades principais (que são formados pelos algarismos que não se repetem - números de 0 até 9). Assim, a família do 20 (vinte) recebe o nome do 20 que é representado pelo número 2 na frente (2 porque é a segunda dezena) mais o nome da unidade que o completa.
Exemplo:
número 21 recebe o nome da dezena vinte + um, onde eu substituo o mais pela conjunção   e  resultando no nome:
21 = vinte e um
* É sempre bom lembrar de explicar que o algarismo zero aparece na formação da dezena porque a dezena é um agrupamento e quando eu formo um conjunto de dez (uma dezena) não sobra nenhuma unidade solta, por isso, a dezena é representada com o número zero na casa da unidade: 10, 20, 30, 40 , 50, 60, 70, 80, 90 e 100.

 
* Quando passarmos para a centena o processo é o mesmo. Lembrar de explicar que cada uma centena é formada por um grupo de cem unidades e que por isso as casas da dezena e da unidade são preenchidas pelo algarismo zero, pois não tem nenhuma unidade ou dezena soltas: 100, 200, 300, 400, 500, 600, 700, 800 e 900.

Na hora de escrever o nome do número devemos escrever o nome da centena + o nome da dezena + o nome da unidade simples.

Exemplo:

259 = duzentos + cinquenta + nove = duzentos e cinquenta e nove

A ideia do cartaz é fzr com que o aluno consiga ler e escrever o nome do número a partir do entendimento do agrupamento, por isso não há a escrita de todos os números como no cartaz da postagem anterior.

2º Momento da aula:

Ilustrar a ideia que foi explicada anteriormente com a continuação do cartaz, agora organizada no Quadro Valor de Lugar (QVL).


 
 

       

E por fim, deixar tudo colado na parede como material de apoio para que a turma possa ter contato diário facilitando a assimilação e apropriação desse conteúdo.


Para fechar a aula nada melhor do que entregar para os alunos uma pequena cópia do cartaz com tudo o que foi abordado para que ele tenha acesso ao conteúdo aprendido também em casa.




Todo o material do blog é compartilhado atraves do canal no Youtube https://www.youtube.com/@bisbilhotarte, agora com vídeos explicativos dos jogos, e através do https://www.facebook.com/groups/247599378396611 com o compartilhamento dos PDFs.
Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro para ter acesso aos nossos projetos.